MegaMan X4 - Análise

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Produtora: Capcom
Distribuidora: Capcom
Lançamento: 1 de Agosto de 1997
Gênero: Plataforma
Número de jogadores: 1
Plataforma: Playstation, Sega Saturn, PC (relançado para PS2 e Cube)

INTRODUÇÃO



   Lançado primeiro para Sega Saturn e posteriormente para Playstation, MegaMan X4 apareceu para mostrar ao mundo que a Capcom, conhecida por lançar várias continuações, estava sempre inovando. Claro, eu sou suspeito de falar, já que, desde que joguei o MegaMan X do Super Nintendo, me tornei um grande fã, fazendo da série “Mega Man” uma das minhas favoritas no mundo dos vídeo games (eu tinha até uma camiseta do X).

   Além dos consoles, é importante salientar que o game também foi lançado para o PC, mas isso somente em 1998. Porém, a versão do PC não possuía música de fundo, e convenhamos, Jogar MegaMan X4 (ou qualquer outro da saga “X”) sem as músicas de fundo do é como tomar cerveja sem álcool, pode ser, mas você vai parecer um idiota.


   Uma das grandes novidades do quarto título da série é a possibilidade de fazer a campanha tanto com X, como com o Zero. Cada um possuindo uma jogabilidade diferente e habilidades distintas, X ainda se apresenta com seu inseparável X-Buster, enquanto Zero ataca usando somente sua espada, sem ataques a distância. Além do que, apesar da história ser a mesma, é vista de formas diferentes, dependendo do personagem escolhido.
   A história se inicia depois da terceira morte de Sigma no Mega Man X3, os Laboratórios Cain (finalmente) decidiram mudar a estratégia, e criar uma armada. Essa nova armada foi chamada de Repliforce. Era liderada pelo General, hierarquicamente seguido pelo Colonel (nomes muito criativos heim ?). Depois de seis meses da criação da Repliforce, os Laboratórios Cain re-analisaram o projeto e notaram que a armada estava instável e oferecendo perigo em potencial. Além de tudo, General andava se encontrando às escondidas com uma misteriosa figura que assegurava que os Maverick Hunters representavam uma ameaça para a independência da Repliforce.


   Porém, um tempo depois acontece uma tragédia em Sky Lagoon (uma cidade flutuante), e a mesma cai em rota de colisão com a cidade que ficava em terra, destruindo todos humanos e Reploids que lá viviam. A culpa do feito foi atribuída a Colonel, e X e Zero averiguaram o caso e notaram várias atitudes da Repliforce relacionadas ao desastre. Devido a isso, a Repliforce passou a ser conhecida como “Grupo de Mavericks”. Em meio a essa acusação é que se inicia a guerra entre as duas facções militares.
   Porém teria sido mesmo Colonel o culpado pela tragédia em Sky Lagoon ?  Quem era essa figura misteriosa que se encontrava com o General ? Segredos todos revelados durante o game !
   A jogabilidade segue-se fiel aos títulos do Super Nintendo, porém com algumas poucas inclusões.  X continua com sua habilidade de “absorver” o poder dos Bosses, e depois usá-los, claro, de maneira limitada, possuindo uma energia armazenada em cada arma, que é consumida com o uso. Zero, no entanto, foi desenvolvido de forma diferente. Ao derrotar os Bosses, ele também ganha uma habilidade, porém essas habilidades são feitas a base de pequenos combos, como para cima e quadrado (uma espécie de Shoryuken), para baixo e quadrado enquanto estiver no ar, pulo duplo, entre outros. E, com exceção da habilidade deixada por Cyber Peacock, todas podem ser usadas à vontade e não possuem medidor de energia.


   Outra coisa que é de praxe em toda a série MegaMan são os pontos fracos dos Bosses. Praticamente todo Boss do jogo tem seu ponto fraco (que é uma habilidade deixada por outro Boss), descobrindo o ponto fraco de todos, a parte inicial do jogo torna-se relativamente fácil.
   E por falar em dificuldade, o jogo com certeza é mais difícil de ser terminado com Zero, já que o mesmo não possuí ataques eficazes à distância, obrigando o jogador a sair na bordoada com os Mavericks. Em contrapartida, Zero possui uma resistência maior do que a de X, e pode suportar mais ataques.


  Os upgrades são muitos, mais para X do que para Zero, que além de contar com os já conhecidos Sub-Tanks (armazenam energia) e Corações (aumentam a energia total) acessíveis para ambos, X também possuí as cápsulas que aprimoram sua armadura. Outra novidade é que X pode escolher entre dois upgrades diferentes para os braços, cada um possuindo uma configuração distinta para X-Buster. A armadura de X é chamada no jogo de Fourth Armor (clara alusão ao jogo ser o quarto da série). Além dessa, também é possível adquirir a Ultimate Armor, que permite o Giga Ataque infinito a X, mas só é liberada através de cheat.
  A parte gráfica com certeza mostra grande evolução (óbvio, tratando-se do primeiro MegaMan X em 32 Bist), com cenários em 2D muito bem trabalhados, cheios de animações e interatividades. Os personagens são um show a parte, com desenhos bonitos e nítidos, tanto no gameplay, como durante as cenas animadas (que são show !!). Lembro-me até hoje da cena do Zero lutando conta o Sigma em um galpão, se puderem conferir, é incrível, e é exibida antes do Zero entrar na sala do último Boss.


   Os inimigos, apesar de simples, cumprem seu papel, já os Bosses, são muito detalhados e merecem uma atenção maior dos olhos do player, e como sempre, explodem quando são destruídos (explosões essas que também foram aprimoradas, mas ainda pecam na falta de criatividade).
   As músicas, pelo menos a meu ver, são excelentes ! As fases possuem uma música frenética e animada, contando com alguns solos de guitarra em algumas faixas, com certeza um dos pontos fortes, não só desse jogo, como de toda a série X. A dublagem é boa, não chega a ser de um nível profissional, mas também não é tão péssima quanto a dos filmes da Rede Globo. Os efeitos sonoros, e as vozes dos personagens durante o gameplay, como a do pulo ou de dano, com certeza dão um toque a mais pro jogo, mesmo a voz do X sendo bastante afeminada.
   O conjunto da obra é sensacional (tanto que foi relançado em Mega Man X Collection, para Playstation 2 e Gamecube), e todo fã de MegaMan precisa conhecer. Com gráficos excelentes e uma trilha sonora digna de um jogão, com certeza Mega Man X4 merece um lugar em sua prateleira.


Web Spider

 Hadouken ! (Sim, é o nome do ataque)

Sub-chefe chato !

Fourth Armor completa

Zero com a armadura negra


RESUMO

Prós:

-Enredo interessante
-Gráficos revolucionários
-Trilha sonora nota 10
-Possibilidade de jogar com os dois personagens

Contras:

-Apesar de tudo, a dificuldade não é das maiores
-Voz do X um tanto quanto afeminada
-SPOILER – E pra variar, Sigma é destruído denovo

Gameplay

Final Boss



2 comentários:

  1. Mário Parra disse...:

    Jacomo parabéns pelo blog, não li todos os posts pq ainda não deu tempo, mas os que li gostei muito! parabéns!

  1. Eu agradeço a visita Marião ! Valeu !

Postar um comentário

 
O (B)oteco Gamer - Puxe um banco, peça uma bebida e entre na conversa! © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting